Remoção De Carbamatos Em Águas De Abastecimento Por Nanofiltração E Osmose Inversa
A contaminação de águas subterrâneas e superficiais por diversos contaminantes, entre eles, os agrotóxicos, tem exigido processos de tratamento de água para abastecimento público que tenham a capacidade de removê-los. Processos convencionais de tratamento de água não removem efetivamente os agrotóxicos contidos nela.
Sendo assim, as membranas filtrantes representam uma alternativa para o tratamento de água em mananciais contaminados, já que poucos contaminantes não são removidos por essas tecnologias. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a eficiência da remoção de carbamatos, sendo eles: Carbaril, Carbofurano e Metomil, da água para abastecimento público.
São avaliados dois sistemas pilotos utilizando membranas filtrantes, sendo um com membrana de nanofiltração e o outro com membrana de osmose inversa, além da colmatação das mesmas durante o processo de tratamento. Os resultados são obtidos por meio de análises em cromatografia líquida de alta eficiência e comparados com os padrões de potabilidade exigidos no Brasil e por legislações internacionais.
Autora: Marina Tateoka (adaptado)
Veja mais fotos em nosso Facebook.