Estudos Sobre Destilação Solar Para Potabilização De Água Em Regiões De Estresse Hídrico

Na história da humanidade, foram construídas muitas tecnologias com soluções criativas para velhos problemas no que tange a uma água de qualidade. Essas mesmas tecnologias não têm alcançado, no entanto, sua principal finalidade, que é atingir o maior número de pesssoas para o não comprometimento de suas vidas. Milhares de seres humanos, neste século, têm sucumbido por falta de ÁGUA de qualidade, apesar da experiência de civilizações, que entraram em colapso por não estabelecerem um equilíbrio no uso sustentável dos seus recursos naturais.

Pirâmide Azul ou Potabilizador Solar (azul)

Ao conhecer o Potabilizador Solar, durante o Projeto Tecnologias Sociais para a Gestão da Água – TSGA, entre 2007 e 2009, vislumbrou-se a possibilidade de trabalhar a potabilização de água com ações mais efetivas, com menos erros, numa perspectiva de economia de experiência, agregando avanços à tecnologia, com simplicidade em sua replicabilidade, viável na sua economia, e efetiva na produção de água potável suficiente para comunidades em regiões de estresse hídrico.

O Professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC, Dr. Maurício Luiz Sens, coordenador do Laboratório de Potabilização de Água – LAPOÁ, desde sua criação em 1983, vem atuando em situações emergenciais na escassez de água. Ele propôs esta tecnologia a partir das pesquisas de Senen (2000), Soares (2004), Murakami (2005), Reif (2006), Ferrari (2008) e Lenzi (2009), demostrando um histórico de comprometimento do referido laboratório com o avanço científico na linha de pesquisa de tratamento de água.

Doutorando Márcio Cardoso

Assim, lança-se o desafio de construir uma tese de doutorado intitulada “ESTUDOS SOBRE DESTILAÇÃO SOLAR PARA POTABILIZAÇÃO DE ÁGUA EM REGIÕES DE ESTRESSE HÍDRICO” pelo dourando Márcio Cardoso. A finalidade deste estudo é agregar, à tecnologia de potabilizaçao de água, avanços científicos significativos, para resolver questões voltadas à melhoria de qualidade da água para consumo humano, em pequenas comunidades rurais ou isoladas, auxiliando as pessoas a construírem uma história digna e sustentável, significativa para elas e para as futuras gerações.

Autor: Márcio Cardoso (adaptado)

Saiba um pouco mais sobre potabilizadores solares Aqui.