Tratamento de Água com Cianobactérias: Filtração Lenta (PIBIC)

Bolsista IC, Fernando Hymnô

Este projeto de iniciação científica foi desenvolvido pelo estudante Fernando Hymnô e pretendeu estudar a tecnologia de filtração lenta para tratamento de águas com cianobactérias, assim como estudar a filtração lenta descendente comparando a eficiência de diferentes concepções de lavagem de filtro lento. As atividades foram desenvolvidas parte nas instalações do Laboratório de Potabilização das Águas do departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental na UFSC e parte nas instalações na estação de tratamento de água da Companhia Catarinense de Águas e Esgotos (CASAN) na Lagoa do Peri, onde a alteração de qualidade na água desta lagoa influi direta ou indiretamente no sistema de abastecimento e aumentando os custos de produção.

Pilotos: filtro lento convencional, filtro lento retrolavável e filtro lento retrolavável com água bruta.

Para tal estudo foram construídos três filtros lentos com sistemas de limpeza diferentes, um convencional por raspagem, outro por retrolavagem por água filtrada em reservatório elevado e por fim um com retrolavagem com água bruta da lagoa. Esses sistemas foram abastecidos com água bruta da lagoa ou uma mistura desta com água proveniente de um sistema de filtração em margem, isso a uma taxa de 4 m³/m².dia resultando em uma produção diária de aproximadamente 2500 L/dia.

Os três sistemas de limpeza mostraram-se eficientes em termos de limpeza e de tratamento de água com carreiras de 4 dias de duração aproximadamente. Quanto ao tratamento os filtros, no curto tempo de operação, conseguiram atingir parâmetros de turbidez exigidos pela Portaria nº2914/11 MS (menor que 1 uT), porém ainda necessitam de maior tempo de observação, pois nem sempre isso ocorreu. Em relação à limpeza os sistemas retrolaváveis mostraram-se mais interessantes em termos de operação por serem eficientes tanto na limpeza quanto na filtração e por necessitarem de menor tempo e mão de obra para sua manutenção devido à sua simplicidade. Tais características os tornam interessantes por sua possível aplicação em comunidades rurais, estas menos abastecidas por sistemas públicos de saneamento, podendo assim utilizar da técnica.