Membros Antigos

Desde sua fundação em 2000, o LAPOA acolheu diversos pesquisadores em seu doutorado, mestrado ou graduação e assim puderam contribuir para o trabalho do grupo de pesquisa.

Doutorando Bruno Segalla Pizzolatti

Doutorando Bruno Segalla Pizzolatti

Bruno Segalla Pizzolatti

Possui graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), atuando em pesquisa principalmente nos seguintes temas: tratamento de água de abastecimento; tratamento simplificado para o meio rural e tecnologias de potabilização para residências isoladas; filtração lenta retrolavavel; filtração em margem. Atualmente realiza mestrado em Engenharia Ambiental na Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando Victor Hugo Jangada

 

Victor Hugo Jangada

(Mestrando – 2012- 2014) -Dissertação: Não disponível.

Mestre em Engenharia Ambiental pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2014). Graduado como Engenheiro Ambiental pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO (2011). Experiência nas áreas de monitoramento físico-químico e biológico da qualidade da água, e processos de filtração no tratamento de águas para abastecimento.

 

 

Mestranda Marina Sampaio Slussarek Tateoka

 

Marina Sampaio Slussarek Tateoka 

(Mestranda – 2011- 2014) -Dissertação: Não disponível.

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Tem experiência na área de Engenharia Ambiental, com ênfase em Tratamento de Águas de Abastecimento atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento de água, membranas de osmose inversa, remoção de agrotóxicos em águas de abastecimento. Atualmente realiza mestrado na Engenharia Ambiental na Universidade Federal de Santa Catarina.

 

 

Bolsista Fernanda Facin

Fernanda Facin

Graduanda do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foibolsista ITI-A na Universidade Federal de Santa Catarina e atualmente participa do programa Ciências sem Fronteiras.

 

 

 

 

Doutorando Márcio Cardoso

Marcio Cardoso

(Doutorando – 2009 – 2014) – Tese: Não Disponível

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental – PPGEA/UFSC. Membro dos Grupos de Pesquisas do Laboratório de Potabilizaçao de Águas – LAPOÁ e do Grupo Transdisciplinar de Governança da Água e do Território – GTHidro. Pesquisador do Programa Antártico Brasileiro – PROANTAR – membro do Projeto Vida Marinha Antártica: Biodiversidade em Relação à Heterogeneidade Ambiental na Baía do Almirantado, Ilha Rei George, e áreas adjacentes – MABIREH. Engenheiro Sanitarista e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC e Historiador pela Universidade de Desenvolvimento de Santa Catarina – UDESC. Mestre em Engenharia Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC e Especialista em Hidrologia pelo Centro de Estudos e Experimentação de Obras Públicas CEDEX / Madrid. Atua em: Potabilização de Águas em Processos de Destilação Solar Direta, Governança, Gestão e Planejamento em Bacias Hidrográficas, História Ambiental, Educação Ambiental, Gerenciamento e Planejamento dos Recursos Hídricos, Planos Estratégicos para Comitês de Bacias Hidrográficas, Gerencia Executiva para Projetos Ambientais e músico percussionista.

 

Mestrando Marcelo Emmendoerfer

Marcelo Emmendoerfer

(Mestrando – 2011- 2013) -Dissertação: A utilização da madeira como meio filtrante no tratamento de água.

Atualmente é engenheiro sanitarista e ambiental formado pela UFSC. Pos-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UNISUL e faz mestrado em Engenharia Ambiental na UFSC. Tem experiência no exterior (Alemanha). Trabalhou em empresas de grande porte como Fundiçoes TUPY S.A., Volkswagen AG, FIESC, Prefeitura de Itapema, Prosul, Iguatemi. Hoje é consultor na área de hidrologia e drenagem e infra-estrutura em geral.

 

 

 

Doutorando Luis Romero

Luis Romero Esquivel

(Doutorando – 2008 – 2012) – Tese: REMOÇÃO DE MATERIA ORGÂNICA NATURAL E PRECURSORES DE TRIALOMETANOS POR FILTRAÇÃO EM MARGEM NA LAGOA DO PERI, SANTA CATARINA, BRASIL.

Possui graduação em Licenciatura en Química – Universidad de Costa Rica (1996) e mestrado em Ciencia e Tecnología Ambiental – UNESCO-IHE Institute for Water Education (antigo IHE) (2002). É professor do Instituto Tecnológico de Costa Rica. Fez seu Doutorado em Engenharia Ambiental na Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em saneamento ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: gerenciamento de resíduos industriais e perigosos; tratamento de resíduos perigosos com estabilização/solidificação com cimento; tratamento de água; coagulação e floculação utilizando resíduos industriais e produtos naturais; gerenciamento e reciclgem de resíduos domésticos e urbanos.

Renata Saviato Dias

Renata Saviato Dias

(Bolsista – 08/2011 – 08/2012) – TCC: Análise da influência de pedras britadas inseridas na bandeja do potabilizador solar de vidro na produção de água.

Graduada em Eng. San. e Ambiental na UFSC, foi bolsista de ITI-A na área de destilação solar. Faz seu trabalho de conclusão de curso em Engenharia Sanitária e Ambiental. Fez seu TCC com o tema ” Avaliação da água da bandeja de evaporação do Potabilizador Solar de vidro” .

Fernanda Poerch

Fernanda Caldeira de Andrada Poersch

(Monitora – 03/2011 – 07/2012) – TCC: Sistema de filtros lentos descendentes com retrolavagem sem reservatório elevado.

Graduada em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universiada Federal de Santa Catarina, foi monitora da disciplina “Tratamento de Águas para Abastecimento” e fez seu TCC na área de filtração lenta retrolavável.

Carolina Gemelli Carneiro


Carolina Gemelli Carneiro

(Bolsista – 05/2011 – 07/2012) – TCC: Estudo do potencial de formação de trialometanos da Lagoa do Peri, Florianópolis – SC

Graduada em Eng. San. e Ambiental na UFSC, foi bolsista de ITI-A na área de filtração em margem. Fez seu trabalho de conclusão de curso em Engenharia Sanitária e Ambiental com o tema “Estudo do potencial de formação de trialometanos na Lagoa do Peri”.

 

Bianca Coelho Machado


Bianca Coelho Machado

(Doutoranda – 2007 – 2011) – Tese: Potabilização de água com elevada densidade de cianobactérias e microalgas através de sistema de dupla filtração em meio granular utilizando filtro de lavagem contínua.

Possui graduação em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal do Pará (2004), especialização em Educação Ambiental pelo Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada da Universidade de São Paulo (2004) e mestrado em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade de Brasília (2006). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Técnicas Convencionais de Tratamento de Águas e de Efluentes. Em 2011 concluiu seu doutorado em Engenharia Ambiental onde participava do LAPOA. Atualmente trabalha na CASAN.

Luiz Paulo dos Santos Campos


Luiz Paulo dos Santos Campos

(Bolsista – 2010 – 2011) – TCC: Filtração em margem no tratamento de água: avaliação da aplicação da técnica no manancial da Lagoa do Peri, Santa Catarina, e análise prévia de viabilidade de aplicação em Rio Grande, Rio Grande do Sul.

Graduando em Eng. San. e Ambiental na UFSC, foi bolsista de ITI-A na área de filtração em margem. Fez seu trabalho de conclusão de curso em Engenharia Sanitária e Ambiental com o tema ” Filtração em margem no tratamento de água: avaliação da aplicação da técnica do manancial da Lagoa do Peri, Florianópolis, SC e análise prévia de viabilidade técnica de aplicação em Rio Grande, RS”.