Meio filtrante de baixo peso específico
Influência de material com baixo peso específico como elemento filtrante em filtração direta descendente na produção efetiva de água.
Nas cidades Brasileiras, os problemas de abastecimento de água estão diretamente relacionados ao crescimento da demanda, ao desperdício e a urbanização descontrolada que atingem os mananciais. A água de boa qualidade está cada vez mais rara. Essa situação resulta da forma como a água disponível vem sendo usada: com esbanjamento e sem muitos cuidados com a qualidade. Problemas constantes encontrados em mananciais e o crescente aumento do custo de produção de água vêm motivando a pesquisa por novas soluções em tratamento e obtenção de maior produção efetiva.
Com esse intuito, propõe-se na pesquisa de Juliana Schöntag a avaliação em escala piloto, da filtração direta descendente com meio filtrante de baixo peso específico em contrapartida a filtração direta descendente, com o filtro de dupla camada de antracito e areia, similar ao da ETA existente no local.
O material escolhido para desempenhar esse papel são as esferas de poliestireno. Será avaliada a capacidade de filtração desse novo material, a quantidade de água que será utilizada para a lavagem e assim a produção efetiva. A água proposta para o estudo será extraída da Lagoa do Peri, situada no sul de Florianópolis.
A expectativa é que esse material filtrante seja eficiente e tenha resultados tão bons quanto ao filtro de dupla camada de antracito e areia, e, além disso, apresente melhores resultados no que diz respeito à quantidade de água utilizada para a lavagem, trazendo economia ao sistema.
Autora: Juliana Schöntag (adaptado)