Defesa de Mestrado: Mirella Klausen da Silveira

02/09/2024 09:53

É com grande satisfação que comunicamos a aprovação da dissertação da pesquisadora do LAPOÁ, Mirella Klausen da Silveira, realizada no dia 29/02/2024. O estudo, intitulado “Influência do uso de esponjas de poliuretano e sementes de Moringa oleifera na filtração lenta de regime intermitente” trouxe contribuições significativas para o campo de tratamento de água a nível domiciliar.

O objetivo geral da pesquisa foi propor e avaliar diferentes configurações de uso da filtração lenta domiciliar de regime intermitente utilizando a coagulação natural com o pó das sementes de Moringa oleifera, associado ao uso da esponja de poliuretano no topo do meio filtrante, visando a facilidade de operação, eficiência da filtração e qualidade da água para consumo humano.

O estudo envolveu o monitoramento dos filtros em 4 diferentes configurações, focando em parâmetros operacionais como o intervalo entre limpezas (carreiras de filtração) e a vazão inicial dos filtros. Ainda, foram realizados testes toxicológicos agudos com sementes de alface (Lactuca sativa) e monitorados parâmetros de qualidade da água para avaliar a eficiência dos filtros. A pesquisa também buscou ampliar as possibilidades de uso da filtração lenta intermitente, utilizando uma água bruta de qualidade inferior à normalmente recomendada para essa tecnologia.

Parabéns, Mestra Mirella, por esta conquista merecida! 🎉

Desejamos muito sucesso para você!
Equipe do LAPOÁ.

Comments